As organizações possuem cada vez mais dados e informações a armazenar. No entanto, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (por papeis), pois sua utilização além de demorada é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas. Tna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.
Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio, tem obrigatoriamente de recorrer a sistemas de gestão de bases de dados. A planilha eletrônica continua a ser uma ferramenta de controle extremamente poderosa porque consegue operacionalizar os dados e assim criar informação útil ao planejamento diário das empresas. Contudo, existem outros tipos de ferramentas, mais completas e com funcionalidades acrescidas que elevam para outros níveis, a capacidade operacional de gerar informação de valor para a organização.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informações de um banco de dados. Há dsde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados.
texto baseado no site http://www.wikipedia.org/ (com modificações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário